sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quebra-queixo de Ronaldo do Doce

Nenhum comentário :

Ele ganha a vida fazendo e vendo uma das guloseimas prediletas das crianças: doce quebra-queixo. Ronaldo do Doce já chegou a percorrer mais de 40 km por dia oferecendo seu produto por várias regiões do município de Areia-PB.
Na bicicleta ou moto (que comprou recentemente), Ronaldo do Doce é figura cativa nas ruas da cidade e localidades rurais com seu doce de coco "raspado à mão" como gosta de frisar.
Pelo que fala, o doceiro não deixará herdeiro. Os filhos enveredaram por outros caminhos e a tradição do doce quebra-queixo, em Areia, breve se acabar mais cedo do que ele gostaria. "Os filhos estão criados e não pretendem fazer a mesma coisa que eu, só fui para este ramo porque não tinha estudos", relata emocionado.
Poucas são as pessoas que não conhecem o doce de Ronaldo, inclusive, segundo ele, já teve seu produto levado até para o exterior e são constantes as propostas de produzir para vender em supermercado da cidade. "As pessoas gostam do meu doce porque faço da forma tradicional, raspo o coco na mão sem usar nenhuma máquina para isso, é o que faz ficar mais gostoso", orgulha-se. Além disso, o cozimento é todo artesanal em fogo de lenha que colhe nos arredores da sua casa localizada na periferia da cidade de Areia e "com o aproveitamento das quengas do coco" que, se não fosse assim, iam para o lixo.
Ronaldo não sabe o que será desta tradição daqui há alguns anos, só tem uma certeza: muita gente vai sentir falta das suas guloseimas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário