sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mata Limpa, distrito imaterial de Areia

Nenhum comentário :

Mata Lima é um Distrito do Município de Areia-PB. O Distrito de Mata Limpa foi elevado a distrito Judiciário no dia 11.12.1964 por decreto estadual de Nº 3.233, bem como a criação do Cartório Distrital. Existem várias história do por quê Mata Limpa receber este nome.
Os moradores acreditam que tudo se deu em virtude de uma grande mata que existia no local que ligava a região ao município de Areia perfazendo mais de 6 quilômetros de distância. Uma mata densa, fechada, com apenas um caminho entre ela que dava acesso à Areia. Relatam os mais vividos que a mata se destacava por ter o chão repleto de folhas muito secas além, também, do local ser passagem de tropeiros que vinham do sertão em direção ao litoral com mercadorias para vender.
Diz a história que os tropeiros diziam "vamos descansar naquela mata limpa", dando origem ao nome do distrito. O morador Jailson Silva, relata que os tropeiros ficavam embaixo das árvores repousando na "mata limpa" enquanto os animais aproveitam para se alimentar nas pastagem da região.
Outra justificativa para a origem do nome Distrito é que existia muitas brigas entre os moradores e quase toda semana era sepultada uma pessoa vítima destas desavenças. E assim, segundo Jailson, Mata (matar mesmo) e limpa (tirar o corpo do local para ser enterrado) seria a origem do nome de Mata Limpa.
O distrito é palco de muitas tradições e costumes sendo particularmente interessante a presença da tocadora de sino de igreja conhecida por Dona Sebastiana faz parte do projeto de Resgate do Patrimônio Imaterial de Areia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário